INDETECTÁVEL LUCAS MARTINS

#INDETECTÁVEL

Para a medicina, é uma meta de tratamento.

Mas, para quem vive com o HIV, ser indetectável é uma outra palavra. Representa esperança, sonhos e planos para o futuro.

Para se tornarem indetectáveis, as pessoas que vivem com o vírus precisam utilizar medicamentos antirretrovirais regularmente, o que permite que o seu sistema imunológico se recupere. Isso evita o adoecimento.

Essa é uma condição transformadora: para quem vive com o HIV, estar indetectável possibilita a consciência de que a infecção está controlada, o que significa que os sonhos e planos para o futuro não precisam ser interrompidos e que a vida pode seguir com esperança.

Quem está indetectável não transmite o HIV por via sexual.

Todas as pessoas que vivem com HIV, se tiverem acesso ao sistema de saúde e à medicação adequada, podem se tornar indetectáveis. Porém, a adesão ao tratamento envolve muito mais que tomar comprimidos todos os dias.

A força de quem vive com HIV também vem do apoio de profissionais de saúde, família, amigos, colegas de trabalho e de cada um de nós.

A Campanha “Indetectável” apresenta, por meio de vídeos, fotos e relatos, as histórias de vida de 13 pessoas que estão com o vírus indetectável no organismo.

São registros sensíveis, partilhados voluntariamente, que contam sobre o tratamento e a luta contra o estigma. Medos e angústias. Conquistas e motivações. Antes e depois do diagnóstico.

O efeito de estar indetectável em cada uma dessas vidas é detectável: basta olhar nos olhos delas para ver.

Trilha das pílulas: www.bensoud.com/tenderness
Trilha dos filmes conceitos: www.bensound/beyndtheline

Video # views: 
100
Vídeo duração: 
PT2M35S
Video Share URL: 
https://www.youtube.com/v/AAb5T1jYp10
Tags do vídeo: