Protocolos clínicos e manuais

Última modificação: 
11/05/2017 - 11:40

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes de Tratamento - PCDT têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento com as respectivas doses adequadas e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e a supervisão de possíveis efeitos adversos. Observando ética e tecnicamente a prescrição médica, os PCDT também objetivam criar mecanismos para a garantia da prescrição segura e eficaz. Portanto, no âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, os medicamentos devem ser dispensados aos pacientes que se enquadrarem nos critérios estabelecidos no respectivo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.

Os manuais técnicos de diagnóstico são aprovados por uma Portaria e tem por finalidade ampliar as possibilidades de diagnóstico, além de orientar e subsidiar, especialmente, os(as) profissionais de saúde na realização da testagem. São compostos por fluxogramas que permitem o diagnóstico seguro da infecção e consideram as diversas realidades de infraestrutura laboratorial e assistencial existentes no país.

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais disponibiliza para os profissionais de saúde os seguintes protocolos e manuais sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST):

* PROTOCOLO EM REVISÃO