AGENDA

Vacina do HPV é tema do 72º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Diretora do DIAHV apresenta o panorama atual da vacinação e as perspectivas da campanha no Brasil

08.09.2017 - 18:37
18.09.2017 - 09:25

A diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), Adele Benzaken, participa no sábado (9), a partir das 16h40, da sessão “Encontro com o Mestre” no 72º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (Dermato Bahia – 2017), na região da Cosa do Sauípe (Bahia). O evento, que se iniciou no dia 7, vai até 10 de setembro.

Adele Benzaken vai participar da sessão com o tema “HPV – Onde Estamos e Aonde Vamos com as Vacinas”. Na ocasião, a diretora do DIAHV vai apresentar a atual situação das vacinas do HPV no Brasil; a vacinação no SUS; a implantação da vacina no SUS para populações específicas; a vacina contra o HPV para pessoas vivendo com HIV; o impacto da vacinação contra o HPV em homens; e as estratégias de vacinação, as campanhas de comunicação e a avaliação de impacto POP-Brasil (estudo que estima a prevalência do Papilomavírus humano e seus tipos no Brasil e nas cinco regiões do país).

Vacinação – Em 2014, foi incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) o esquema de duas doses - com intervalo de seis meses entre uma dose e outra – da vacina contra o HPV para meninas com idade entre nove e 15 anos. Em 2017, o esquema foi ampliado para meninos entre 11 e 15 anos. A implantação no SUS da vacina para populações específicas se iniciou em 2015, com esquema de três doses (a segunda após dois meses da primeira dose; a terceira, seis meses após a primeira aplicação), para mulheres vivendo com HIV entre nove e 26 anos. Em 2017, o esquema foi ampliado para homens vivendo com HIV; pessoas transplantadas ou que serão submetidas a transplantes (órgãos sólidos e medula óssea); e a pacientes oncológicos. Nos três casos, com faixa etária entre nove e 26 anos.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV