AVISO DE PAUTA

Seminário Interfederativo Centro-Oeste, Norte e Sul "Resposta rápida à sífilis nas redes de atenção à saúde"

12.04.2018 - 09:25
16.04.2018 - 16:23

 

ONDE: Hotel Cullinan

QUANDO: 12 e 13 de abril, a partir de 9h

[node:title]O Seminário Interfederativo para “Resposta Rápida à Síflis nas Redes de Atenção à Saúde” reunirá representantes das as regiões Centro-Oeste, Norte e Sul nesta quinta e sexta (12 e 13 de abril), em Brasília.

Na pauta do seminário, a apresentação do projeto Integração Inteligente Aplicada ao Fortalecimento da Rede de Resposta Rápida da Sífilis em toda a sua amplitude; a pactuação de ações; e a definição de diretrizes e prioridades para implementar a construção da programação local da resposta rápida à sífilis nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul, que reúne 13 estados e o Distrito Federal. 

O encontro reunirá 140 representantes estaduais e municipais da área de Saúde. Participam também os 17 profissionais de saúde que serão os “apoiadores” selecionados para atuar nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul.

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) – e foi pactuado em 2017 na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). O enfoque central é reduzir a sífilis adquirida e eliminar a sífilis congênita no Brasil.

Nesta primeira fase, cem municípios com população acima de 100 mil habitantes – e que concentram os maiores números dos casos da doença – farão parte do projeto.

No total, são 52 apoiadores selecionados para o projeto em todo o país. O seminário da região Nordeste ocorreu em Natal nos dias 19 e 23 de março. Nos dias 26 e 27 de abril participarão, em São Paulo, os profissionais e gestores da região Sudeste.

Confira a lista dos cem municípios prioritários da agenda:

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/noticia/2018/65438/lista_dos_100_municipios_prioritarios_sifilis_aa1.pdf

Acesse http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2016/agenda-de-acoes-estrategicas-para-reducao-da-sifilis-congenita

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV