HIV/AIDS NO ADULTO

Saúde lança Linha de Cuidado HIV/Aids para profissionais da área, gestores e cidadãos

Linha foi construída com apoio técnico da equipe da Coordenação-geral de Vigilância do HIV/aids e das hepatites virais do DCCI.

 
17.09.2021 - 15:55
05.10.2021 - 09:15

[node:title]Pensando na padronização e na melhoria da atenção aos pacientes, o Ministério da Saúde lança mais uma linha de cuidado, desta vez voltada ao HIV/aids no adulto. O objetivo é ampliar e qualificar o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e ao cuidado contínuo, com foco em usuários adultos.

Nos últimos 20 anos, o uso  intensivo da terapia antirretroviral e a ampliação do diagnóstico precoce reduziram a mortalidade associada à infecção pelo HIV. Entretanto, a pasta quer melhorar ainda mais esses resultados. “A escolha desse tema agora não foi à toa. Com esse novo cenário, a aids passa ao status de doença crônica, apresentando outros desafios, como o manejo de doenças cardiovasculares e diabetes nas pessoas vivendo com HIV/aids e outras demandas de cuidado integral”, explica o secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério, Raphael Câmara.

Os pacientes podem apresentar comorbidades não infecciosas, coinfecções por outros agentes e infecções oportunistas. Por isso a relevância de uma linha de cuidado voltada para a prática da atenção à saúde na rede e a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/aids.

Na plataforma, gestores encontram orientações para organizar e reorganizar a atenção, enquanto profissionais de saúde (não só da Atenção Primária, mas também especializada, de urgência e hospitalar) têm acesso a materiais sobre o manejo e planejamento terapêutico - para melhor avaliar a especificidade de cada paciente, considerando seus desejos e necessidades. O projeto ainda é útil para pacientes que queiram tirar dúvidas sobre o HIV/aids, conferir informações sobre a prevenção e entender qual caminho deve percorrer no atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para acessar a Linha de Cuidado HIV/Aids, clique aqui.

 

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

 
Típo da notícia: Notícias do DCCI