CONSULTA PÚBLICA

Saúde abre consulta pública para incorporar novo medicamento para tratar a tuberculose

Está em análise a incorporação no SUS da bedaquilina como alternativa para o tratamento de pacientes com tuberculose resistente.

08.07.2020 - 18:56
21.07.2020 - 11:58

O Ministério da Saúde abre consulta pública para a incorporação da bedaquilina no SUS para tratar pacientes com tuberculose resistente à rifampicina (RR-TB), a tuberculose multirresistente (MDR-TB) e para tuberculose extensivamente resistente a medicamentos (XDR-TB). A Conitec emitiu parecer preliminar favorável à incorporação.

A incorporação do medicamento visa fornecer uma alternativa de tratamentos àqueles pacientes cujos medicamentos disponíveis não atingem resultados esperados e está condicionada ao monitoramento e apresentação dos dados de vida real, efetividade e segurança, da utilização pela população brasileira e conforme critérios estabelecidos em protocolo do Ministério da Saúde. 

A bedaquilina é o primeiro fármaco produzido especificamente para uberculose, os últimos medicamentos produzidos especificamente para micobactérias foram rifampicina e etambutol, na década de 60.

Como participar - A consulta pública encerra-se no dia 13 de julho. E podem participar pacientes, profissionais de saúde, especialistas e demais interessados. Os interessados em contribuir devem preencher o formulário eletrônico disponível no portal Conitec.

O relatório preliminar da Conitec pode ser acessado aqui.