COOPERAÇÃO

Representante do UNFPA no Brasil é recebido no DIAHV

A visita teve por objetivo ampliar parceria de trabalho no campo da prevenção ao HIV

08.03.2019 - 13:59
28.03.2019 - 16:44

[node:title]O representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Jaime Nadal Roig, visitou nesta quinta-feira (07/03) o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Ele foi recebido pelo diretor do DIAHV, Gerson Pereira. A visita teve por objetivo estreitar relação com o novo diretor do Departamento e buscar maior sinergia entre o trabalho realizado pelo Fundo no Brasil no campo da prevenção ao HIV, em especial na cidade de Porto Alegre, onde há as maiores taxas de infecção pelo vírus da aids. “Queremos que vocês estejam mais presentes no projeto interfederativo que temos com Porto Alegre. Vou convidá-los para a próxima reunião que acontecerá na cidade”, afirmou o diretor do DIAHV.

No encontro, o representante do UNFPA, falou do trabalho e das articulações que o Fundo vem fazendo em Porto Alegre; e em Roraima em cooperação com as autoridades locais no apoio aos imigrantes venezuelanos. O Diretor do DIAHV apresentou as cinco prioridades do Departamento para 2019, a saber: a) reduzir a mortalidade de pessoas com aids; b) ampliar o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais, com foco na hepatite C; c) eliminar a transmissão vertical do HIV e reduzir a da sífilis e da hepatite B; d) ampliar o acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento para populações-chave; e e) ampliar o diagnóstico e o tratamento da sífilis adquirida e em gestantes.

Ao termino do encontro, o Jaime Nadal deixou uma pasta com as últimas campanhas e ações de mobilização feitas pelo UNFPA no Brasil e recebeu do diretor do DIAHV, uma caixa de camisinhas com a nova embalagem. “Essa embalagem foi escolhida a partir de um concurso nacional de estudantes. Tivemos mais de 200 participantes. A ganhadora foi a estudante de designer Ana Lima, uma jovem de 20 anos”, explicou.  A nova embalagem da camisinha traz o símbolo do liga e desliga e a mensagem “Se liga. Use”  e começou a ser distribuída pelo SUS neste carnaval.

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV