OFICINA

Região Norte discute formas de adesão e vinculação ao tratamento para HIV e sífilis

Encontro reuniu profissionais e gestores de saúde dos estados da região para atualização e recomendações sobre PCDT, cuidados às pessoas que vivem com HIV, prevenção de HIV e Sífilis, além de PEP e PrEP

09.11.2018 - 17:16
16.11.2018 - 18:11

 

[node:title]O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde realizou, durante os dias 06 e 07 de novembro, em Belém, no estado do Pará, a oficina de capacitação para profissionais e gestores de saúde  dos estados e municípios da região norte do país com intuito de atualizar as novas recomendações vigentes dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o manejo da infecção pelo HIV (adultos, crianças e adolescentes), Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, PEP, PrEP e Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

As oficinas de capacitação contam com a participação de técnicos do DIAHV e tem como objetivo promover discussões quanto ao cuidado integral de pessoas que vivem com HIV,  abordando os temas de prevenção, diagnóstico, tratamento, monitoramento clínico, vigilância epidemiológica e outros temas, com profissionais de saúde, que já atuam nos serviços da rede pública para qualificação da assistência às PVHIV, além de obter informações das realidades locais sobre a adesão, vinculação e tratamento, dificuldades regionais e soluções encontradas para facilitar o acesso.

O processo foi conduzido de forma a ampliar o debate entre os expositores e os profissionais de saúde da região. Foram construídas alternativas em conjunto e expostas durante a realização da oficina. No que tange ao processo de condução dos técnicos, foram apresentados possíveis casos clínicos para serem discutidos conjuntamente com os profissionais e no quais foram discutidos os principais temas atualizados dos protocolos clínicos.

SOBRE AS OFICINAS - As oficinas ocorreram em diversas regiões do país com intuito de capacitar os profissionais e gestores, respeitando a realidade local e ampliando o diálogo com o Ministério da Saúde, para que as os protocolos e diretrizes terapêuticas de HIV e sífilis sejam implementadas de forma efetiva nos estados e municípios.

Além da oficina de Belém, no mês de outubro as oficinas ocorreram nos estados do Rio de Janeiro, dias 08 e 09; Florianópolis, nos dias 18 e 19; Salvador, dias 30 e 31. Campo Grande e São Luís também receberam a capacitação nos dias 28 e 29/08 e 10 e 11/09, respectivamente.

As oficinas de capacitação preparam profissionais de saúde - que já atuam nos serviços especializados da rede pública - para trabalhar na implementação dos PCDT. As capacitações contaram com a participação de técnicos-especialistas do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e da Sociedade de Medicina Tropical (SBMT).

PCDT - Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada agravo, o algoritmo de tratamento com as respectivas doses adequadas e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e a supervisão de possíveis efeitos adversos. Observando, ética e tecnicamente, a prescrição médica, os PCDT também propõem mecanismos para a garantia da prescrição segura e eficaz, e orientam no âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, os medicamentos que devem ser dispensados aos pacientes que se enquadrarem nos critérios estabelecidos no respectivo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.

Saiba mais sobre os Protocolos em http://www.aids.gov.br/pt-br/profissionais-de-saude/hiv/protocolos-clinicos-e-manuais

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV