PrEP

NOTA

16.01.2018 - 16:17
29.01.2018 - 09:30

[node:title]O Ministério da Saúde reitera que em dezembro de 2017 os medicamentos para a Profilaxia pré-Exposição (PrEP) foram distribuídos aos dez estados anunciados (Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e ao Distrito Federal – sendo de competência de estados e municípios a definição de data para o início do atendimento.

O município de Porto Alegre/RS, por exemplo, já iniciou o atendimento para a PrEP em alguns de seus serviços; a cidade de São Paulo/SP marcou o início deste atendimento para esta quinta-feira, 18 de janeiro.

A PrEP é uma nova tecnologia adotada pelo Brasil de forma pioneira na América Latina e sua implementação nacional – para públicos específicos – está de acordo com o cronograma estabelecido para incorporação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta primeira fase de implementação, a Profilaxia pré-Exposição está sendo oferecida por 36 serviços de saúde de 22 municípios em 11 Unidades da Federação (UF).

Na segunda fase de implementação, os demais estados oferecerão a PrEP até julho de 2018.

O monitoramento deste processo será realizado pelo Ministério da Saúde de forma trimestral; os primeiros dados estarão disponíveis a partir de março de 2018.

Para mais informações sobre o atendimento para PrEP em cada serviço, é necessário consultar as coordenações estaduais e municipais contempladas com a Profilaxia nesta primeira fase. 

A lista dos serviços está disponível aqui 

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV