EVENTO

Mulheres Positivas da América Latina e do Caribe realizam reunião regional no Brasil

O evento ocorre em São Paulo, no período de 7 a 10 de outubro de 2018

08.10.2018 - 17:28
24.10.2018 - 11:36

 

 

[node:title]O Movimiento Latino-americano y del Caribe de Mujeres Positivas, MLCM+, em parceria com o MNCP, Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas/Brasil e UNFPA/Brasil e com apoio do UNAIDS, DIAHV/MS (do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais/SVS/MS – Brasil) e Programa Estadual de IST/Aids de SP, realizará uma reunião regional de pontos focais nacionais que tomará lugar no Brasil, em São Paulo, no período de 7 a 10 de outubro de 2018, no Hotel Braston São Paulo, situado à rua Martins Fontes, 330 - Centro.

Após mais de uma década sem se reunir, dadas as realidades restritivas de apoio ao movimento social LAC, esta reunião tem como objetivo central o fortalecimento do MLCM+, por meio da elaboração do Plano Estratégico e operacional do movimento para o período 2018-2022, e de numa agenda de trabalho para atualizações do cenário político, científico e econômico de resposta ao VIH/SIDA em niveis nacionais, regional e global frente aos novos desafios desta aliança.

O MLCM+ é composto de 15 paises membros, atualmente com 13 países ativos, com uma referência titular em cada país ( Colômbia, Guatemala, Paraguai, México, Venezuela, Argentina, Bolívia, Perú, Chile, Honduras, Brasil, Cuba, Panamá). No Brasil contamos com três pontos Focais do MNCP/Brasil no MLCM+.

Breve histórico do MLCM+: No marco da Conferência ULACETS em Lima, Peru, em 1994 um grupo de mulheres vivendo com HIV de vários países da América Latina se reuniu e explorou a importância de realizar um Encontro de mulheres positivas. Assim, com o apoio da Liga Colombiana de Mulheres Contra a Aids , consolidava-se o "Primeiro Seminário de Mulheres Vivendo com HIV / AIDS Regional" Bogotá, Colômbia (Janeiro de 1999). O resultado desse evento é a criação do Movimento Latino-Americano e Caribenho de Mulheres Positivas, fundado em 1º de fevereiro de 1999. Este resultado concreto da gestão MLCM + contribuiu para progressos significativos no cumprimento da sua missão, refletida no bem-estar das mulheres que vivem e que convivem com HIV / AIDS na América Latina e no Caribe.

Desde a sua fundação em 1999, o MLCM + representou um corpo associativo de mulheres vivendo com HIV na região, com representação em 15 países. O MLCM + foi consolidado até este nível como uma entidade autônoma, com uma forma constitutiva bem definida, estrutura, visão, missão, identidade e valores organizacionais, compreendidos e internalizados por seus membros. Como um coletivo de mulheres e goza da premissa de representar a primeira instância organizacional que consolida autonomamente mulheres que vivem e convivem com o HIV originárias da região da América Latina e Caribe MLCM+ e MNCP: No "Primeiro Seminário de Mulheres Vivendo com HIV / AIDS Regional" realizado em 1999 na Colômbia, o Brasil estava representado por quatro lideranças nacional. Elas voltaram para o país com a tarefa de construir um projeto nacional escrito POR e PARA Mulheres com HIV, sempre na perspectiva do fortalecimento das bases com vistas à redução das vulnerabilidades femininas frente a epidemia de AIDS. Com o apoio financeiro e técnico da CN DST/AIDS do MS à epoca, iniciaram as articulações com outras lideranças brasileiras de diversas regiões. Assim surge o Projeto Cidadã PositHIVa, em 2001, o atual MNCP/Brasil.

Contatos no Brasil
Jacqueline Côrtes:
E-mail: jacquelinercortes@gmail.com Celular: +55 22 99218-9652
Jenice Pizão
E-mail:jpizao@gmail.com Celular: +55 19 99146-2558
Sílvia Aloia
E-mail:silviaaloia@yahoo.com.br Celular: +55 51 98425-4702
movimientomujereslac@gmail.com
Facebook.com/movimientomujerespositivas