DIA MUNDIAL

Ministério da Saúde oferece testagem de HIV para trabalhadores da casa e público geral

01.12.2016 - 19:39
23.01.2017 - 15:46

Ministério da Saúde oferece testagem de HIV para trabalhadores da casa e público geralPara marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (DIAHV), promoveu nesta quinta-feira, 1º de dezembro, uma ação de testagem e de aconselhamento para o HIV voltada aos trabalhadores da casa e ao público geral. A estimativa é que mais de 100 trabalhadores e visitantes do prédio façam a testagem.

O exame disponibilizado é de fluido oral e o resultado sai em 30 minutos, sendo necessário que o interessado em realizar o teste não tenha ingerido qualquer tipo de alimento ou líquido nem fumado por, pelo menos, 30 minutos antes da testagem. Na entrega do resultado, sendo este positivo ou negativo, todos os que realizaram o teste passaram por um aconselhamento privado com um profissional de saúde, que forneceu orientações e, caso necessário, encaminhou a pessoa a um serviço de saúde.

A assistente técnica do DIAHV Alicia Krüger falou sobre a importância da atividade. “É fundamental esse tipo de ação, ainda mais hoje, no Dia Mundial de Luta contra a Aids, para sensibilizar a população sobre a importância das diversas formas preventivas contra o HIV. Hoje, nós dispomos da prevenção combinada,  acessível na rede pública de saúde de forma gratuita para toda a população, e as pessoas precisam saber da sua situação”, disse.

O exame de fluido oral é um teste rápido que não depende de infraestrutura laboratorial. Sua execução, leitura e interpretação são simples e fáceis e o resultado pode ser analisado a olho nu em tempo igual ou inferior a 30 minutos.

O teste detecta anticorpos para o HIV-1 e HIV-2 e é uma importante alternativa para a ampliação do diagnóstico da infecção pelo HIV.

Clique aqui para acessar a Galeria de Imagens.

 

NUCOM/MS

Típo da notícia: Saiu na Imprensa