TUBERCULOSE

Ministério da Saúde acompanha mobilização sobre tuberculose

Ação é realizada por representantes da sociedade civil na Câmara dos Deputados

 
12.11.2021 - 16:26
22.11.2021 - 16:14

[node:title]O Ministério da Saúde acompanhou, no dia 09, uma mobilização organizada pela sociedade civil para a conscientização dos deputados federais a respeito do atual cenário da tuberculose (TB) no Brasil. A atividade contou com a participação de Márcia Leão, da Parceria Brasileira TB (RS); Jair Brandão, da Gestos/Parceria Brasileira TB (PE); José Carlos Veloso, da Rede Paulista de Controle Social da TB(SP); Eri Ishimoto, da Comitê Estadual da TB (SP); Euclides Neto, da Rede Brasileira de Comitês de TB (AM); Vanessa Carneiro, da Rede Brasileira de Comitês de TB (PE); e Argina Gondim, da Rede de Brasileira Comitês (CE).

Durante todo o dia, os ativistas visitaram mais de 100 gabinetes de deputados federais, entregando material informativo aos parlamentares e assessores, além de solicitar apoio para viabilizar projetos voltados ao aumento do diagnóstico de TB em estados e municípios com maior carga da doença. Os deputados visitados fazem parte da Frente Parlamentar contra a Tuberculose e/ou da Comissão de Seguridade Social e Família, importantes espaços para discussão do tema na Câmara.  

Após a atividade, os ativistas se reuniram com a coordenadora-geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde (CGDR/DCCI/SVS/MS), Fernanda Dockhorn, para discutir ações de base comunitária e mobilização social.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença invisibilizada e que carrega bastante estigma. Registra cerca de 70 mil novos casos e causa cerca de 4.500 óbitos por ano no país. A doença tem cura e o tratamento é totalmente disponibilizado pelo SUS. Por isso, a conscientização do parlamento sobre a doença é uma das frentes de trabalho do movimento social de tuberculose e apoiada pelo Ministério da Saúde. 

Como representantes eleitos pela população, os deputados podem contribuir ajudando a dar visibilidade à tuberculose em seus estados e municípios, além de apoiar ações e projetos para aumento do diagnóstico e acesso ao tratamento da doença. O apoio à participação social nas ações de enfrentamento da tuberculose e o fortalecimento da articulação intersetorial, incluindo o parlamento, são estratégias previstas no Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose.

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

 
Típo da notícia: Notícias do DCCI