ASSISTÊNCIA

Manaus lança Programa de Descentralização na prestação de serviços de HIV/Aids.

O objetivo é agilizar o diagnóstico e aprimorar a qualidade na assistência às PVHIV no Estado do Amazonas

23.01.2018 - 09:30
29.01.2018 - 09:30

[node:title]Lançada nesta segunda-feira (22) a “Campanha de Descentralização dos Serviços de HIV/Aids de Manaus”, fruto de parceria do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV, Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, do Estado do Amazonas e do município de Manaus com a Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil). O evento ocorreu na Fundação de Medicina Tropical Heitor Dourado (FMT), em Manaus.

O programa visa reduzir a sobrecarga no atendimento aos pacientes na unidade de referência do Hospital da FMT e iniciar a redistribuição aos diversos SAE e UBS do município, junto aos “navegadores” – profissionais treinados para auxiliar os pacientes, individualmente, nos itinerários terapêuticos durante o processo de descentralização. O objetivo é agilizar o diagnóstico, humanizar o atendimento e aprimorar assim a qualidade na assistência às pessoas vivendo com HIV/aids em Manaus.

O evento contou com a presença de várias entidades representativas no combate ao HIV/aids, além do representante da AHF Brasil, autoridades municipais e estaduais da área de Saúde. A diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV, Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), Adele Benzaken, destacou que a descentralização dos serviços é crucial para a resposta do HIV. “Ela aproxima o serviço de saúde das pessoas que estão em tratamento, facilitando e ampliando o acesso o que certamente trará um impacto positivo para a resposta ao HIV, mas, sobretudo, na saúde e na qualidade de vida de quem vive com o vírus”.

 

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Manaus lança Programa de Descentralização na prestação de serviços de saúde.