PREVENÇÃO

Estados vão receber materiais informativos sobre PrEP

Os materiais serão distribuídos a partir de dezembro, quando a profilaxia estará disponível no SUS para as populações indicadas.

30.08.2017 - 14:40
23.11.2017 - 10:16

[node:title]O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) emitiu ofício às coordenações estaduais de IST/Aids com detalhes da distribuição de materiais informativos sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). A oferta desse serviço no Sistema Único de Saúde (SUS) está prevista para iniciar em dezembro de 2017, e os materiais serão utilizados para informar a população indicada a receber a profilaxia.

As coordenações receberão cartão postal e folder com explicações sobre a profilaxia. No SUS, a PrEP será oferecida para casais sorodiferentes (quando um tem o vírus e o outro não), para público gay e HSH (homens que fazem sexo com homens), população trans e profissionais do sexo que tenham práticas sexuais frequentes sem preservativo.

O cartão postal “Você conhece a PrEP?”, com informações gerais sobre a profilaxia,  e o folder informativo “O Essencial sobre PrEP”, destinado aos usuários desta forma de prevenção, serão entregues às coordenações estaduais do IST e Aids. É solicitado que as coordenações armazenem os materiais recebidos até que sejam definidos os serviços e datas da distribuição da PrEP em sua respectiva região.

A PrEP é uma profilaxia para infecção do HIV. O tratamento consiste na ingestão diária de uma pílula do medicamento tenofovir/emtricitabina. Para o sexo anal, o efeito protetivo inicia-se após o sétimo dia de ingestão. No caso do sexo vaginal, a partir do 20º dia. A profilaxia deve ser contínua.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV