Consulta Pública

Está em consulta pública incorporação do teste de fluxo lateral (LF-LAM) para detecção para rastreamento e diagnóstico de tuberculose ativa em pessoas vivendo com HIV/AIDS

08.12.2020 - 13:30
20.01.2021 - 14:42

[node:title]A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) colocou em consulta pública nesta quinta-feira (03/12) a incorporação no SUS do teste de fluxo lateral para detecção de lipoarabinomanano (LF-LAM), em amostra de urina, para detecção de tuberculose ativa em pessoas vivendo com HIV.

A incorporação do insumo visa fornecer uma alternativa de diagnóstico precoce da tuberculose e consequente redução da morbimortalidade na população vivendo com HIV, uma vez que a tuberculose é a doença infecciosa mais frequente e tem grande impacto na qualidade de vida e na mortalidade dessa população. Tal tecnologia será utilizada conforme critérios estabelecidos em protocolo do Ministério da Saúde. 

Relatório Técnico da Conitec pode ser acessado aqui

Relatório Para a Sociedade da Conitec pode ser acessado aqui

A Consulta Pública é um mecanismo de controle social que dá publicidade e transparência ao processo de incorporação de tecnologias no SUS e torna parte imprescindível desse processo o recebimento de contribuições da sociedade civil, sociedades de classe e pessoas físicas sobre o tema. Esse mecanismo tem o objetivo ampliar a discussão sobre as recomendações em política pública e ampliar o escopo dos envolvidos no processo de formulação e definição dessas políticas.

Como participar?

Podem participar pacientes, profissionais de saúde, especialistas e demais interessados.

Os interessados em contribuir devem preencher o formulário eletrônico disponível no portal Conitec 

Pode ser preenchido um dos dois formulários disponibilizados, o de cunho técnico-científico e outro de experiência ou opinião.

A consulta pública encerra no dia 23 de dezembro.

Clique aqui para preencher o Formulário Eletrônico Técnico-Científico

Clique aqui para preencher o Formulário Eletrônico de Experiência e Opinião

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV