VIVA MELHOR SABENDO

Divulgado o resultado final da Chamada Pública 002/2018

No total foram selecionados 50 projetos para desenvolvimento de ações de prevenção combinada, incluindo testagem rápida para o HIV

02.05.2018 - 17:26
02.05.2018 - 17:26

 

[node:title]O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) tornam público o resultado final da Chamada Pública nº 002/2018 para seleção de organizações da sociedade civil que irão realizar de ações de prevenção combinada, incluindo testagem rápida para o HIV, no âmbito do projeto “Viva Melhor Sabendo: Combinando Escolhas”.

Do total dos 93 projetos analisados pela Comitê de Avaliação e Seleção foram selecionados 50 projetos. O valor máximo de financiamento para cada projeto será de até R$ 100 mil.

Veja aqui o Relatório de Avaliação com o resultado

Acesse também o edital de abertura da Chamada Pública 002/2018

VIVA MELHOR SABENDO – No projeto Viva Melhor Sabendo, a testagem é realizada de forma oportuna, voluntária, sigilosa e gratuita – e nos espaços de sociabilidade das populações-chave, associando prevenção, oferta de testagem e aconselhamento, diagnóstico precoce, vinculação ao serviço e tratamento oportuno. A estratégia está fortemente relacionada ao engajamento comunitário e ao desenvolvimento de ações protagonizadas pelas próprias populações-chave, por meio de ações extramuros.

Esse aspecto possibilita o alcance desses segmentos populacionais (gays e outros HSH; pessoas que usam álcool e outras drogas; mulheres trabalhadoras do sexo; pessoas trans e travestis) em locais e horários alternativos e fora das estruturas dos serviços de saúde, considerando que a população alcançada pelo projeto tem seu direito à saúde historicamente violado pelo estigma e preconceito.

O nome do projeto faz alusão aos benefícios do conhecimento pessoal da sorologia para o HIV e tratamento precoce, quando necessário.

Desde 2013, 163 organizações da sociedade civil de todos os estados do país já participaram do projeto.

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV