GESTÃO

DCCI realiza reuniões virtuais com os movimentos sociais

A proposta é dar continuidade à articulação com os movimentos de HIV, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase durante a pandemia da covid-19

07.05.2020 - 15:57
22.06.2020 - 21:34

No período entre 28 de abril e 5 de maio, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) realizou reuniões virtuais com representantes dos movimentos de HIV, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. O formato dos encontros foi adotado em vista das restrições impostas pela pandemia da covid-19. A iniciativa se insere entre as estratégias estabelecidas pelo DCCI para viabilizar o diálogo com os movimentos sociais durante a crise mundial de saúde.

Nos encontros virtuais, a equipe técnica do DCCI destacou a situação do abastecimento e dos estoques de insumos e medicamentos em cada um dos estados do país e repassou as orientações acerca da dispensação dos medicamentos durante a pandemia. Além disso, ressaltou a importância da manutenção do tratamento de cada um dos agravos durante o período de distanciamento social.

Os movimentos sociais apresentaram as estratégias desenvolvidas para apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia da covid-19. Entre os relatos, vale destacar o empenho nas ações relacionadas ao fornecimento de cestas básicas e máscaras caseiras, bem como o apoio às pessoas que necessitam de ajuda para acessar o benefício emergencial fornecido pelo governo federal.

As organizações também relataram que estão realizando um levantamento de dados junto aos programas estaduais e municipais de HIV e tuberculose, com o objetivo de compreender o impacto das ações emergenciais no enfrentamento da covid-19 nos serviços de saúde.

Cabe destacar a iniciativa do movimento de hanseníase (MORHAN) para a realização de lives com a presença de representantes da gestão, academia e sociedade civil, com o objetivo de discutir a resposta à hanseníase diante do novo coronavírus.

Todos os encontros virtuais contaram com a presença do Diretor do DCCI, Dr. Gerson Pereira, e da Dra. Denise Arakaki, que enfatizaram a importância do engajamento dos movimentos sociais no enfrentamento da pandemia e da continuidade do diálogo entre a gestão e a sociedade civil, no sentido do compartilhamento de informações e do aprimoramento das estratégias do DCCI no enfrentamento da pandemia da covid-19.