AVISO DE PAUTA

Dados preliminares da prevalência do HPV no Brasil serão anunciados em Porto Alegre

Resultados de estudo inédito, realizado em todas as capitais brasileiras, serão apresentados nesta segunda-feira (27)

24.11.2017 - 19:22
27.11.2017 - 10:55

 Dados preliminares da prevalência do HPV e seus tipos no Brasil serão anunciados na segunda-feira (27), em Porto Alegre, durante o encontro “Estudo POP-Brasil: resultados e ações para o enfrentamento da infecção pelo HPV”, no anfiteatro Moacyr Scliar, na Universidade Federal de Ciências Sociais de Porto Alegre (UFCSPA). A diretora do Departamento de Vigilância Prevenção e Controles das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV/SVS/MS), Adele Benzaken, participa do evento.

O estudo foi coordenado pelos pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, em todas as capitais brasileiras.  Participam do encontro os mais de 150 profissionais de saúde que estiveram envolvidos nos trabalhos desta pesquisa, denominada POP-Brasil. O levantamento foi realizado no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Neste estudo também foram identificados os fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à ocorrência da doença em mulheres e homens entre 16 e 25 anos de idade, usuários do SUS nas 27 capitais brasileiras. No evento serão apresentados os dados de 7.586 entrevistas e 2.669 análises de DNA realizadas para tipagem de HPV. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório final a ser apresentado ao Ministério da Saúde em abril de 2018).

Rio de Janeiro - Ainda na segunda-feira (27), o ministro da Saúde inaugura, no Rio de Janeiro, o Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Ministério da Saúde e o INCA lançarão a Campanha Nacional de Combate ao Câncer. No Rio, o Ministro apresentará os principais dados do estudo sobre o HPV.

Serviço:

Estudo POP-Brasil: resultados e ações para o enfrentamento da infecção pelo HPV
Local: Anfiteatro Moacyr Scliar – Prédio II, UFCSPA, em Porto Alegre. 
Horário: 10h30
Dia: 27 de novembro

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV