IST

Curitiba contará com clínica de infecções sexualmente transmissíveis

Serão oferecidos serviços de diagnóstico clínico, laboratorial e de tratamento à clamídia, gonorreia e HPV; a metodologia adotada permitirá que resultados dos exames sejam conhecidos em até duas horas

12.09.2018 - 17:26
18.09.2018 - 11:17

 

[node:title]A partir desta quarta-feira (12) Curitiba passa a contar com clínica de infecções sexualmente transmissíveis. Nesse novo local serão oferecidos serviços de diagnóstico clínico, laboratorial e de tratamento à clamídia, gonorreia e HPV. A clínica vai funcionar junto ao Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) da Secretaria Municipal de Saúde, com a realização dos exames em laboratório de biologia molecular e previsão de diagnóstico em até duas horas.

O COA também passa a oferecer às pessoas vivendo com HIV as vacinas de dupla adulto, influenza, HPV, VTV, varicela, hepatite A e febre amarela. A todos os pacientes será oferecido, de acordo com a situação vacinal, a imunização contra hepatite B. Outro serviço disponível no local é a cauterização de verrugas genitais causadas por HPV aos usuários com diagnóstico feito no COA.  

O tratamento de IST, disponível atualmente nas Unidades Básicas de Saúde, passa a ser oferecido no COA aos pacientes com diagnóstico no serviço. O COA continua com os tratamentos e testes rápidos para HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. A área de dispensação de medicamentos também foi reformada, o que possibilita a ampliação da oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP). A clínica de IST de Curitiba conta com a parceria do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e financiamento do Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês)

Serviço: Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)
Endereço: Rua do Rosário, 144- 6º andar – São Francisco – Curitiba

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais