Internacional

Seminário técnico-científico marca os 30 anos da Cooperação Brasil-França

Pela primeira vez online, evento vai abordar o impacto da covid-19 no SUS e a eliminação das hepatites virais

16.11.2020 - 15:31
26.11.2020 - 14:36

[node:title]Pela primeira vez na modalidade à distância, será realizado nos dias 16, 18 e 24 de novembro o Seminário Técnico-Científico Brasil-França, em sua 27ª edição, sempre a partir das 10h. O evento acontece no âmbito da Cooperação Brasil-França, parceria histórica entre os dois países na qualificação de profissionais brasileiros e no fortalecimento das respostas nas áreas de HIV, outras IST e hepatites virais.

No primeiro encontro, dia 16, os temas serão a “A vigilância em saúde e políticas públicas no contexto da pandemia de covid-19, o “HIV e o envelhecimento” e a “sobrevida de pessoas que vivem com HIV a aids”. Participarão da abertura o diretor do Departamento das Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gerson Pereira; o Adido de Cooperação da Embaixada da França no Brasil, Damien Gairin-Calvo; o diretor da Agência Nacional Francesa de Pesquisa sobre o HIV/Aids e as Hepatites Virais (ANRS), François Dabis; o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros; e o Presidente do Comitê Nacional de Ética francês, Jean-François Delfraissy. No dia 18, o tema será “As boas práticas na atenção ao HIV ” e, no dia 24, “A eliminação das hepatites B e C”.

Cooperação - Em 2020, a Cooperação Brasil-França completa 30 anos e já capacitou mais de 200 estagiários brasileiros, que passaram por instituições francesas. Anualmente, são selecionados cinco brasileiros para fazer estágios, de até 60 dias, em estabelecimentos hospitalares, centros de pesquisa e de prevenção na França. Neste ano, em razão da pandemia de covid-19, não houve realização de estágios de brasileiros na França. Além disso, nos 30 anos de cooperação já foram realizadas seis jornadas científicas e dez encontros temáticos da ANRS, no Brasil, além dos seminários científicos anuais.

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV