IST

Atualização do PCDT de IST está disponível para consulta pública até o dia 28

A proposta de revisão e alteração está em capítulos sobre saúde sexual em gestantes; sífilis adquirida e em crianças; e mudança de abstenção sexual no caso de vírus zika

12.12.2020 - 10:33
20.01.2021 - 14:42

[node:title]Está disponível até o 28 de dezembro a Consulta Pública Conitec/SCTIE Nº 67/2020, de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (PCDT-IST). O documento já passou por revisão técnica pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde  (DCCI/SVS).

Os PCDT são documentos que visam garantir o melhor cuidado de saúde diante do contexto brasileiro e dos recursos disponíveis no SUS. Podem ser utilizados como materiais educativos aos profissionais de saúde, auxílio administrativo aos gestores, regulamentação da conduta assistencial perante o Poder Judiciário e explicitação de direitos aos usuários do SUS.

A atualização do PCDT - IST apresenta revisão em seu conteúdo e alterações nos capítulos 2 (Saúde sexual: abordagem centrada na pessoa com vida sexual ativa– mudança na recomendação de rastreamento de clamídia e gonococo em gestantes); 5 (Sífilis adquirida – mudança em classificação clínica da sífilis); 6  (Sífilis congênita e criança exposta à sífilis, sendo mudança em recomendação de testagem para sífilis na criança exposta à sífilis; seguimento clínico da criança com sífilis congênita; fluxograma de avaliação e manejo na maternidade das crianças nascidas de mães com diagnóstico de sífilis na gestação atual ou no momento do parto); e 15, (vírus Zika – mudança em recomendação de abstenção sexual para casais que desejam a concepção).

A proposta de atualização do PCDT com a revisão do seu conteúdo, fluxogramas e mudanças propostas foi apresentada aos membros do Plenário da Conitec em sua 92ª Reunião Ordinária, os quais recomendaram favoravelmente ao texto.

Contribuições para a Consulta Pública Conitec/SCTIE Nº 67/2020 podem ser feitas pelo link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=60769

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV