SAÚDE DO HOMEM

Aids Healthcare Foundation instala sua primeira clínica no Brasil, em Recife

Objetivo da AHF é oferecer atendimento gratuito em saúde sexual e preventiva dos homens, com enfoque em HIV, sífilis e hepatites virais

14.05.2018 - 19:33
24.05.2018 - 19:07

[node:title]A diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV/SVS/MS), Adele Benzaken, participou nesta segunda-feira (14), em Recife (PE), da inauguração da primeira clínica da Aids Healthcare Foundation (AHF) no Brasil. A implementação da unidade foi realizada em parceria com o Programa de DST/Aids do Estado de Pernambuco. A partir de 17 de maio, a clínica funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, na Rua Oswaldo Cruz, 342, Boa Vista.

Denominada “Wellness Center – Clínica do Homem”, o serviço fará atendimento gratuito voltado à saúde sexual e preventiva dos homens, com enfoque em HIV, sífilis e hepatites virais. O objetivo da AHF Brasil é intensificar a testagem, a prevenção e o tratamento para esses agravos, visando diagnosticar e tratar a infecção na fase inicial. Os serviços são gratuitos, não há necessidade de agendar a visita e será assegurada a confidencialidade do atendimento.

Para Adele Benzaken, a criação da clínica se dá num momento importante, em razão dos índices elevados de HIV entre os jovens e o aumento das taxas de sífilis no pais. “A iniciativa está em sintonia com as diretrizes do Ministério da Saúde, que apoia as ações da AHF desde o início de suas atividades no Brasil, em 2013. Esta clínica vem num momento propício, em que se prioriza o atendimento dos homens, principalmente dos jovens”. 

A diretora observou ainda a necessidade de instalar outras unidades como essa em várias regiões do país. “Esperamos que essa clínica se multiplique pelo país, além das outras iniciativas que AHF já exerce Brasil”.

Depois do evento, Adele reuniu-se em audiência com o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, José Iran Costa, e com a secretária executiva de Vigilância em Saúde do estado, Luciana Caroline. 

AHF – Criada em 1986, a AIDS Healthcare Foundationestá presente em 39 países, atendendo quase 900 mil pessoas que vivem com HIV/aids em todo o mundo. É considerada a maior fundação na luta contra o HIVaids do planeta, atuando no Brasil desde 2013. 

O evento de inauguração da clínica da AHF contou ainda com a presença do  secretário municipal de Saúde de Recife, Jailson Correia; do diretor da Southern BureauAHF, Michael Kahane; de Patrícia Campos López do AHF LAC Bureau; e de representantes do Conselho Estadual de Saúde e do Programa de DST/Aids do Estado de Pernambuco, além das organizações da sociedade civil Gestos GTP+ Prevenção e Cidadania, RNP+e PAPAI Articulação AIDS. 

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Aids Healthcare Foundation instala sua primeira clínica no Brasil, em Recife