EDITAL

Aberta chamada pública para seleção de pesquisas na área de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais

Proposta podem ser submetidas até o dia 14 de outubro. O valor total do recurso previsto no edital é de 5 milhões de reais.

03.10.2019 - 17:40
04.10.2019 - 13:41

Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abrem chamada pública para Pesquisas em Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais (Chamada CNPq/MS-DCCI Nº 24/2019). O prazo de envio das propostas é até o dia 14 de outubro.  

O edital visa apoiar projetos, por meio de aporte financeiro, que gerem conhecimento e evidências para o fortalecimento das ações de controle e prevenção das IST, HIV/aids e Hepatites Virais, de forma a colaborar na formulação, implementação e avaliação de ações públicas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O valor total do recurso previsto no edital é de 5 milhões de reais.

A chamada contempla seis linhas temáticas: desenvolvimento de estudos com gestantes e crianças expostas ao HIV, às hepatites virais B e C e à sífilis, de abrangência nacional ou regional; avaliação dos aspectos sociocomportamentais de risco de exposição ao HIV em adolescentes e jovens adultos; pesquisas de intervenção em saúde dirigida para a população jovem; comunicação e educação em saúde para prevenção do HIV, IST e hepatites virais, considerando características regionais; estudos de adesão às terapias antirretrovirais de abrangência nacional ou regional; e revisão integrativa sobre testagem rápida para HIV e promoção da saúde para populações-chave para o HIV e populações prioritárias.

Poderão apresentar propostas pesquisadores com título de doutor, vinculados a instituição científica, tecnológica e de inovação. Empresas públicas, serviços de saúde e Organizações Não Governamentais (ONG), sem fins lucrativos, também poderão participar como instituição de execução de propostas, desde que conste em seu estatuto o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ciência, tecnologia ou inovação e estejam cadastradas no Diretório de Instituições do CNPq.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente via Internet, utilizando o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O resultado final será divulgado no dia 02 de dezembro.

Acesse o edital aqui