Painel de Indicadores Epidemiológicos

Última modificação: 
06/11/2017 - 11:11

O DIAHV disponibiliza aos gestores e profissionais de saúde, assim como aos interessados na produção e análise epidemiológica, painéis de indicadores e dados básicos sobre o HIV/aids, sífilis e a hepatites para o conjunto dos municípios brasileiros.

Os painéis apresentam a distribuição municipal dos principais indicadores epidemiológicos e operacionais, visando à maior qualidade e tempestividade em tomadas de decisão realizadas por diferentes instâncias de gestão. Encontram-se disponíveis 19 indicadores de HIV/aids e 18 indicadores de sífilis, tabulados individualmente para cada um dos municípios.

Os painéis compreendem um conjunto de indicadores construídos tendo como fontes de dados as notificações compulsórias de HIV/aids no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), os registros dos casos no Sistema de Controle de Exames Laboratoriais (Siscel) e no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom), os dados obtidos no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e os dados populacionais dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponíveis no site do DataSUS.

Ressalta-se que a qualidade de cada indicador apresentado depende, principalmente, das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação, como a frequência dos casos e o tamanho da população do município. Assim sendo, é necessário levar em conta o tamanho do município, principalmente quando se observa a evolução no tempo, pois, em municípios de pequeno porte, pode haver oscilações acentuadas, decorrentes do pequeno número de casos/óbitos existentes.

Acesse o painel de indicadores de aids aqui.

Acesse o painel de indicadores de sífilis aqui.

Acesse o painel de indicadores de hepatites aqui.

Acesse o painel de indicadores COAP aqui.