O autoteste de HIV no SUS

Em janeiro de 2019, O Ministério da Saúde passou a distribuir autotestes de HIV gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, a oferta de autotestes aconteceu como um piloto em 14 cidades brasileiras. Em 2020 a estratégia foi ampliada para todo o país.

As estratégias para distribuição inicial do autoteste de HIV no SUS são ações no território que permitem o acesso à testagem para populações que historicamente enfrentam dificuldades para acessar os serviços de saúde por uma série de motivos. Desta forma, as estratégias incluem a distribuição do autoteste de HIV em locais de sociabilidade desta população e a distribuição para pares e parcerias sexuais de pessoas vivendo com HIV ou em situação de maior vulnerabilização ao HIV.

Estratégias para distribuição do autoteste de HIV no SUS:

  • Pares e parcerias sexuais de pessoas em PrEP;
  • Distribuição por ONG em locais de sociabilidade da população chave;
  • Distribuição extramuros por equipes das SMS e parceiros em locais em horários alternativos e fora dos serviços de saúde;
  • Unidades de saúde: Sala para realização do autoteste em privacidade e distribuição para pares e parcerias sexuais de pessoas testadas nos serviços.

O autoteste atualmente distribuído pelo Ministério da Saúde é o Action!, que possui uma tarja vermelha indicando que sua venda é proibida. Caso seja observada alguma intenção de venda, orienta-se denunciar na Ouvidoria (ligação para o 156 ou registrar neste formulário).

O autoteste Action! utiliza um pequeno quantitativo de sangue total obtido por punção digital. O resultado do teste é obtido entre 10 e 20 minutos. Detalhes em relação ao procedimento de testagem estão disponíveis na bula contida na caixa do produto (disponível também no site do fabricante) e no vídeo instrutivo disponível abaixo. É importante seguir rigorosamente todas as orientações descritas na bula do produto.

 

O fabricante possui um número de telefone gratuito (0800-887-1589) disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento dos usuários com dúvidas em relação ao autoteste. Além disto, o usuário também pode entrar em contato com o disque saúde (136).

Para saber aonde encontrar o autoteste, clique aqui.