O autoteste de HIV no SUS

Em janeiro de 2019, O Ministério da Saúde passou a distribuir autotestes de HIV gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, a oferta de autotestes irá acontecer como um piloto nas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Campinas, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo. A distribuição será ampliada para outras cidades de forma gradual ao longo de 2019.  

O autoteste atualmente distribuído pelo Ministério da Saúde é o Action!, que possui uma tarja vermelha indicando que sua venda é proibida. Caso seja observada alguma intenção de venda, orienta-se denunciar na Ouvidoria (ligação para o 156 ou registrar neste formulário).

O autoteste Action! utiliza um pequeno quantitativo de sangue total obtido por punção digital. O resultado do teste é obtido entre 10 e 20 minutos. Detalhes em relação ao procedimento de testagem estão disponíveis na bula contida na caixa do produto (disponível também no site do fabricante) e no vídeo instrutivo disponível abaixo. É importante seguir rigorosamente todas as orientações descritas na bula do produto.

 

O fabricante possui um número de telefone gratuito (0800-887-1589) disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento dos usuários com dúvidas em relação ao autoteste. Além disto, o usuário também pode entrar em contato com o disque saúde (136).

Para saber aonde encontrar o autoteste, clique aqui.