Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Portal sobre aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

Quem precisa tomar

Todas as Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) tem direito ao tratamento com os antirretrovirais (ARV). Grandes estudos multicêntricos (START, TEMPRANO) demonstraram benefícios na redução das taxas de mortalidade e morbidade (morte e doenças associadas ao HIV/Aids) das PVHA quando essas iniciaram o tratamento precocemente. Os antirretrovirais utilizados atualmente apresentam menores efeitos colaterais quando comparados com aqueles utilizados no início da epidemia. Porém, é verdade que como toda medicação, os ARV poderão apresentar alguns efeitos colaterais, que poderão desaparecer ou não. Isso vai depender do esquema utilizado e também varia de paciente para paciente. 

É indispensável que as PVHA façam seguimento regular em serviços que acompanhem as PVHA, para que seja possível identificar e minimizar qualquer incomodo que o tratamento possa trazer para o paciente. 

Cada caso é único e deve ser avaliado individualmente no que diz respeito a escolha do esquema com ARV, as coinfecções  que possam ser diagnosticadas ou outras doenças previamente existentes. Atenção deverá ser dada também as possíveis interações medicamentosas, nunca deixe de informar a seu médico se você já faz uso de outras medicações.

A tomada diária e correta dos antirretrovirais é a chave para o sucesso do tratamento.

 

Veja também:
Consensos de terapia
Dicas positivas
Cartilha com dicas de alimentação

Share:

Twitter Facebook