Portal sobre aids, doenças sexualmente transmissÃveis e hepatites virais
Ementa
Em parceria com a Fiocruz/Biomanguinhos foram capacitados os 169 laboratórios que compõem a Rede IFI para o Imunoblot Dual Parth Plataform - IBR DPP, que está sendo fornecida desde dezembro de 2011, como teste confirmatório para o HIV em substituição a Imunofluorescência Indireta - IFI. As capacitações aconteceram no período de julho a outubro de 2011. Os testes podem ser solicitados por meio de planilha mensal encaminhada até o dia 05 de cada mês.
Ementa
Em parceria com a Fiocruz/Biomanguinhos foram realizadas oito capacitações entre julho e outubro de 2011, visando a implantação da plataforma DPP HIV, do teste rápido para sífilis e dos testes rápidos para as hepatites B e C. Os profissionais que participaram dessa capacitação foram indicados pelas coordenações estaduais de DST/Aids por atuarem como multiplicadores em testagem rápida do HIV em seus estados.
Relação nominal dos profissionais que foram capacitados por estado.
Ementa
Em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular e Micobactérias da Universidade de Santa Catarina e a Fundação Alfredo da Mata foram capacitados, nos meses de novembro e dezembro, os CTA e a rede de serviços de saúde indígena, que realizam a testagem rápida do HIV, para a implantação da Avaliação Externa da Qualidade. A metodologia DTS para Avaliação Externa da Qualidade consiste em painéis contendo amostras secas que serão encaminhados aos locais capacitados. Os painéis de AEQ serão enviados três vezes ao ano a partir de março de 2012.
Esta iniciativa vem em cumprimento a legislação federal da ANVISA nº RDC302/2005, que se refere à garantia da qualidade dos resultados dos testes laboratoriais. Foram capacitados profissionais de saúde indicados pelas coordenações estaduais de DST/Aids e pela SESAI. Foi realizada, ainda, a capacitação desses profissionais para a execução dos testes rápidos DPP HIV e sífilis.
Ementa
O curso, com duração de 40 horas, visa apoiar o desenvolvimento de competências necessárias aos trabalhadores da área da saúde que atuam nos diversos espaços e contextos onde ocorre a produção dos serviços, realizando ações de vigilância epidemiológica e ou de assistência das DST.
A primeira unidade é destinada à caracterização das doenças sexualmente transmissíveis de notificação compulsória. Na segunda são discutidas as ações de vigilância epidemiológica; na terceira, como estão ou podem estar organizados os processos de trabalho em vigilância epidemiológica e na quarta unidade será discutida a mediação de aprendizagem.
Situação de oferta
Profissionais que foram capacitados
Ementa
O curso, com duração de 40 horas, visa dar capacitação técnica e operacional aos profissionais envolvidos nas ações de Vigilância Epidemiológica, habilitando-os para a prevenção, a detecção, a investigação, a notificação e o encaminhamento dos casos de hepatites, A, B, C e Delta.
O conteúdo do curso versa sobre informações técnicas para todas as etapas do processo de investigação epidemiológica, com sintonia com as diretrizes técnicas preconizadas e com as atualizações científicas da área, proporcionando aos técnicos uma padronização de abordagem e de procedimento.
Situação de oferta
Ementa
O curso, com duração de 32 horas, tem como principais objetivos discutir a importância: da vigilância epidemiológica, da definição de casos das doenças sexualmente transmissíveis e formas de avaliação da qualidade de dados, realizando a consolidação, análise e retroalimentação da informação.
O documento está organizado em três módulos. O primeiro contempla a caracterização das doenças; o segundo, discute os objetivos e significados da vigilância epidemiológica: fonte de dados: definição de casos; notificação, investigação e fluxo de informação; consolidação e análise de dados; o módulo 3 apresenta os mecanismos de transmissão vertical do HIV; ações de prevenção e controle da transmissão vertical; princípios básicos do diagnóstico sorológico e laboratorial da infecção pelo HIV em gestantes e recém-nascidos; objetivos e significados da vigilância epidemiológica; notificação, investigação e fluxo de informação.
Situação de oferta
Ementa
O curso, com duração de 40 horas e tem como principais objetivos analisar conteúdos e estratégias referentes à Vigilância Epidemiológica da infecção pelo HIV e aids; integrar as ações de investigação epidemiológica como estratégias para o alcance de informações e implementar a consolidação e análise dos dados, gerando informações que possam atuar no planejamento das ações.
O documento está organizado em quatro unidades, com a finalidade de auxiliar o profissional que atua na Vigilância Epidemiológica a repensar o seu trabalho e oferecer instrumentos para sua atuação.
Situação de oferta
Ementa
O treinamento, com duração de 36 horas, visa a capacitar profissionais que trabalham com sistema de informações em relacionamento de banco de dados, utilizando o software reclink.
O conteúdo do treinamento versa sobre informações técnicas para todas as etapas do processo de relacionamento de bases de dados, destacando os seguintes temas: padronização dos campos comuns; criação de blocos lógicos (blocagem) de registros; pareamento: organizam o grau de concordância global entre registros de um mesmo par; definição de limiares: classificação dos pares de registros relacionados em pares verdadeiros, não pares e pares duvidosos; revisão de pares duvidosos: classificação dos mesmos pares como verdadeiros ou não pares.
Situação de oferta
Tags: capacitação, cursos, gestores, treinamento