Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Portal sobre aids, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

Consenso 2010

Duração "(01h27'41"")"
Produção DDST/Aids/HV
"Sessão 5: Manejo da Terapia Antirretroviral e Resistência – Falha terapêutica. Assuntos abordados: Definições de Sucesso e falha terapêutica; Manejo da Resistência viral; Indicações de genotipagem; Panorama do uso de ARV em crianças no Brasil; Estudos em andamento de novos ARV...

Duração "(01h35'47"")"
Produção DDST/Aids/HV
"Sessão 6: Infecções Oportunistas – parte I Assuntos abordados: Tuberculose em crianças com HIV; Tratamento TB e ARV; Novas recomendações de tratamento de Tuberculose para maiores de 10 anos de idade; Diagnóstico diferencial de infecções oportunistas pulmonares."
...

Duração "(01h38'32"")"
Produção DDST/Aids/HV
"Sessão 7: Infecções Oportunistas – parte II Assuntos abordados: Diagnóstico diferencial e manejo clínico de manifestações neurológicas em criança com Aids; Abordagem da Síndrome Inflamatória da Reconstituição Imune; Profilaxia primária e secund...

Duração "(00h51'37"")"
Produção DDST/Aids/HV
"Sessão 8: Cuidados Paliativos Assuntos abordados: Abordagem do paciente terminal; Manejo clínico da saúde mental do indivíduo com HIV/aids; Manejo da dor; Cuidado integral; Abordagem da morte."
Local Rio de Janeiro

Duração "(01h01'52"")"
Produção DDST/Aids/HV
"Sessão 3: Manejo da Terapia Antirretroviral – Terapia Inicial Assuntos abordados: Em crianças com menos de 12 meses: ao ser realizado o diagnóstico de infecção pelo HIV, iniciar tratamento imediato; Solicitar genotipagem antes de iniciar TARV; Se necessário, fazer os ajustes da TARV após laudo...

Duração "(01h22'33"")"
Produção DDST/Aids/HV
"Sessão 4: Atenção Integral ao Adolescente Vivendo com HIV/Aids. Assuntos abordados: Monitorização da toxicidade da TARV; Manejo da falha terapêutica nos adolescentes; Transição para o ambulatório de adultos; Adolescentes vivendo com HIV/Aids e Adesão à TARV."
...

Duração 0136'19"
Produção DDST/Aids/HV
Local Rio de Janeiro

"Sessão 1: Diagnóstico e seguimento de Crianças Expostas ao HIV Assuntos abordados: Acompanhamento laboratorial de crianças expostas Dose do AZT profilático. Dose do SMT-TMP. Diagnóstico em crianças ate 12 meses Esquema vacinal proposto até os 18 meses de idade....

Duração "(01h06'32"")"
Produção DDST/Aids/HV
"Sessão 2: Diagnóstico em maiores de 18 meses Assuntos abordados: Mudanças no fluxo de diagnóstico laboratorial convencional e por teste rápido de acordo com a Portaria SVS/MS nº 151, de 14 de Outubro de 2009; Exames de acompanhamento da criança infectada pelo HIV; Revelação diagnó...

Nesta sessão será apresentado o uso do escore de Framingham na definição do início do tratamento, critérios diagnósticos da nefropatia do HIV e dano renal relacionado com toxicidade.

Duração: (02h32'57')

Produção: D DST/Aids/HV

Serão abordadas recomendações para adequação do estilo de vida para redução do risco cardiovascular, manejo farmacológico das dislipidemias e estratégias válidas de substituição de antirretrovirais.

Duração: (01h19'16')

Produção: D DST/Aids/HV

Esta sessão abordará as causas das alterações anatômicas, sua prevenção, as estratégias válidas de substituição de antirretrovirais e as indicações dos procedimentos para tratamento da lipoatrofia e da lipohipertrofia.

Duração: (01h57'20')

Produção: D DST/Aids/HV

A última sessão do módulo de toxicidade aborda as alterações ósseas relacionadas ao HIV e ao tratamento, sua prevenção, diagnóstico precoce e manejo. Será enfatizada a abordagem a osteoporose e a necrose óssea.

Duração: (01h07'25')

Produção: D DST/Aids/HV

O objetivo desta sessão é atualizar os novos critérios para iniciar o tratamento antirretroviral no Brasil, que passaram a vigorar em abril de 2010. Serão apresentados os resultados das principais publicações referentes ao risco de progressão da doença em pessoas assintomáticas.

Duração: (02h28'26')

Produção: D DST/Aids/HV

Esta sessão abordará casos de falha em pacientes que utilizam esquemas baseados com inibidores não nucleosídeos da transcriptase reversa (ITRNN) e esquemas utilizando inibidores da protease (IP). Adicionalmente, aborda as vias mutacionais na transcriptase reversa e mutações de resistência na protease, além dos princípios na estruturação dos esquemas de resgate.

Duração: (02h01'41...

A última sessão aborda pacientes com escassas opções terapêuticas, indicações para uso de etravirina e enfuvirtida e de substituição de enfuvirtida por raltegravir. Adicionalmente são apresentadas informações sobre resistência e interações medicamentosas da etravirina e resultados do estudo DUET-1 e 2.

Duração: (03h01'03')

Produç...