Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Portal sobre aids, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

Saiba mais sobre o desenvolvimento da Aids no mundo

Conteúdo extra: Galeria de fotos

FOLHA ONLINE-23/11/04-BBC BRASIL

23/11/2004 - 13h11

Um relatório desenvolvido em conjunto pelo programa da Organização das Nações Unidas (ONUAids) e Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que 4,9 milhões de pessoas contraíram Aids em 2004.

Veja os principais fatos que marcam a luta e o desenvolvimento da doença no mundo:

2004
- A ONU, o Banco Mundial e o Fundo Global pela a luta contra a Aids, Tuberculose e Malária, em conjunto com o ex-presidente americano Bill Clinton (1993-2000) criam um projeto para distribuir remédios genéricos e mais baratos contra doença nos países pobres.

- A organização Coalizão Global das Mulheres e Aids é lançada, na tentativa de chamar a atenção sobre a violência e as desigualdades sociais que fazem com que as mulheres sejam mais vulneráveis à doença.

- Cientistas anunciam que um coquetel de três drogas desenvolvido pela Índia, bem mais barato que os remédios em uso. Torna-se uma boa alternativa para ser usado em países em desenvolvimento.

2003
- No Dia Mundial da Luta contra a Aids,o Unaids lançou três das cinco iniciativas para prover tratamento anti-retroviral a três milhões de pessoas que serão infectadas com o vírus até 2005.

- Uma nova droga chamada Fuzeon, a mais cara e tecnicamente complexa já fabricada contra a Aids, começa a ser vendida no Reino Unido. A droga --primeira de uma nova classe de remédios chamados de inibidores de fusão-- bloqueia a entrada do vírus em células ainda imunes.

- O presidente americano, George W. Bush, solicita US$ 15 bilhões para combater o vírus da Aids. A quantia é três vezes superior ao que foi gasto pelos Estados Unidos no combate à doença, durante os últimos cinco anos.

2002
- O Fundo Global para a Luta contra a Aids, Turbeculose e Malária é criado para combater as três principais doenças infecciosas que afetam a população mundial.

2001
- A Assembléia Geral da ONU aprova um projeto para controlar o aumento da Aids no mundo. O plano incluía melhorias na educação, prevenção e tratamento da doença que deveriam ser seguidas pelos países.

2000
- Cinco das maiores empresas farmacêuticas do mundo concordam em baixar o preço dos remédios para tratamento da Aids nos países em desenvolvimento.

1999
- Um chimpanzé, chamado Marilyn, confirma a hipótese de que o vírus foi transmitido dos animais para o homem.

1997
- A terapia anti-retroviral é lançada. Em 2003, o remédio levaria a uma queda de 80% do número de mortes por Aids.

1996
-Coquetéis triplos de drogas, incluindo inibidores de protease, que bloqueiam a replicação do vírus HIV no corpo, são mostrados à comunidade científica, durante a 11º Conferência sobre a Aids, em Vancouver, no Canadá.

1994-1995
- Os medicamentos Zerit e Epivir são lançados, aumentando o número de alternativas no tratamento da Aids.

1991
- O Videx, remédio que é membro das drogas chamadas de inibidores de transcriptase reversa, é lançado. Age como o AZT.

1988
- Acontece o primeiro Dia Mundial da Luta contra a Aids, em 1º de dezembro.

1987
- O Zidovudine (AZT), o primeiro medicamento contra a Aids, é lançado.

1985
- Cientistas desenvolvem um teste para detectar a presença do vírus em humanos. A primeira conferência mundial sobre a Aids acontece em Atlanta, nos Estados Unidos.

1984
- O vírus da imunodeficiência humana, o HIV, é identificado como sendo o causador da doença que destrói o sistema imunológico no corpo humano.

1981-1983
- Cientistas começam a perceber o aparecimento de uma nova doença que destrói o sistema imunológico do corpo humano.

1981
- Começam a aparecer os primeiros casos de uma rara doença entre jovens homossexuais masculinos nos Estados Unidos. As desordens geradas, uma infecção respiratória e um câncer, afetavam somente homens na meia-idade.

Com agências internacionais

Tags: