Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Portal sobre aids, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

Cresce contaminação de Aids entre adolescentes

Conteúdo extra: Galeria de fotos

MEIO NORTE (PI)

Cresce assustadoramente a contaminação por AIDS entre adolescentes no Piauí. Atualmente, o Estado possui 1.790 casos notificados. Destes, 975 são de pessoas entre 20 e 34 anos, que teriam contraído o vírus antes dos 19 anos.

¿Agora nós sabemos que uma pessoa pode passar até 15 anos com o vírus sem manifestar a doença. Por isso, acreditamos que as pessoas notificadas com pouco mais de 25 anos, na verdade, foram contaminada na adolescência¿, argumentou Mirian Lages, assistente social do programa de controle em DST/AIDS, da Secretaria Estadual de Saúde.

Outra preocupação da secretaria é a baixa notificação dos casos de AIDS. Acredita-se, por exemplo, que existam três vezes mais pessoas contaminadas do que registradas com a doença. ¿Por isso, o Ministério da Saúde está lançando a campanha para as pessoas não viverem com a dúvida e fazer o exame. Só assim teremos números mais aproximados da realidade¿.

Parte dos casos de AIDS registrados no Piauí foi identificada em exames rotineiros, como os testes do Hemopi após a coleta de sangue de doadores. Ultimamente, muitos casos vêm sendo detectados através dos exames realizados em gestantes nos exames pré-natais. ¿Com isso estamos verificando um aumento muito grande no número de mulheres infectadas. Boa parte delas são casadas e pegaram a doença do marido¿, completa Mirian. (M.N.)

Tags: