Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Portal sobre aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

PrEP

Roda de Conversa debate a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

Nova política pública para a prevenção do HIV/aids

Conteúdo extra: Galeria de fotos

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) realizou nesta quarta-feira, 15, o evento “Roda de Conversa” com o tema “PrEP: 1 comprimido por dia pode prevenir o HIV/aids. Quais são as suas dúvidas?”.

A palestra foi apresentada pela analista de políticas sociais do DIAHV, Tatianna Meireles Alencar, que discorreu sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. “A intenção é debater com os participantes como a incorporação de uma nova tecnologia suscita reflexões e traz novos elementos para pensarmos a prevenção do HIV”, destacou Tatianna.

A conversa enfocou as atuais evidências científicas sobre PrEP, que respaldam a elaboração de uma nova política pública para a prevenção do HIV/aids no país. Segundo Tatianna Meireles, “é importante que todos conheçam as bases científicas da proposta, para evitar mitos e informações falsas sobre a nova tecnologia e ainda promover conhecimento e confiança no novo método preventivo”.

POR QUE FALAR SOBRE PrEP?

“O momento hoje no mundo é a discussão da PrEP. E no Brasil, como o país sempre foi vanguarda no tratamento e na prevenção ao HIV, é importante debater esse tema também”. Afirmou Gláucio Mosimann Júnior, infectologista, consultor técnico para as questões relacionadas à assistência e ao tratamento.

“A PrEP vem como uma nova tecnologia de prevenção, uma nova opção de prevenção ao HIV para as pessoas que têm relações de maior risco. A gente precisa que as pessoas consigam ter acesso a essa nova tecnologia de prevenção, principalmente as travestis e as mulheres transexuais”, ressaltou Alícia Krüger, consultora técnica para temas relacionados à Prevenção e Articulação Social do DIAHV.

Diego Callisto, consultor técnico para Prevenção e Articulação Social do DIAHV, destacou: “Eu penso que é um momento estratégico para incorporar essa tecnologia. É um ganho para a população, principalmente para a população que está em maior risco e vulnerabilidade para o HIV. É uma estratégia chave para as populações-chave, e é assim que eu defino essa nova perspectiva de prevenção”.

O QUE É A PrEP

A PrEP consiste no uso preventivo de dois medicamentos antirretrovirais em um comprimido, tenofovir mais entricitabina (TDF/FTC), antes da exposição ao vírus HIV. Essa forma de prevenção é indicada para pessoas HIV negativas, que tenham práticas de maior risco para infecção do HIV.

Esse novo medicamento, que vai compor o leque de prevenção combinada oferecido pelo SUS, está em fase de implementação pelo Ministério da Saúde, com previsão de estar disponível na rede pública no segundo semestre deste ano.

A PrEP é uma de várias estratégias de prevenção ao HIV. Mais Informações sobre prevenção combinada, acesse: http://www.aids.gov.br/prevencao_combinada

O evento Roda de Conversa é realizado periodicamente desde julho de 2013. O objetivo é promover o debate e a informação, visando aprimorar a gestão de saúde pública para o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis.

Participaram deste encontro os(as) técnicos(as) e os(as) consultores(as) que integram o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV).

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Tags:

Share:

Twitter Facebook