Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Portal sobre aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

EVENTO

Projeto brasileiro em aplicativo é apresentado nos Estados Unidos

Em prática durante os Jogos Rio 2016, projeto esteve disponível para mais de 1 milhão de usuários

Conteúdo extra: Galeria de fotos

Cenário dos movimentos sociais da contracultura e da defesa dos direitos humanos das pessoas gays, lésbicas e trans – como ilustrado no filme “Milk, a voz da igualdade”, de 2008 (ver abaixo) –, a cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, foi sede da Conferência Anual sobre Juventude, Tecnologia e Saúde (YHT Live), entre 6 e 9 de maio.

O Brasil, que também esteve presente no evento de 2016, foi representado este ano pela consultora em comunicação e cooperação internacional do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais Josi Paz, que compartilhou os aprendizados do projeto piloto Close Certo, realizado durante a Rio 2016, em uma parceria com o aplicativo de encontros Hornet, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids e a Unesco.

A experiência brasileira foi apresentada durante o painel Mobilizing Global Health (Mobilizando a Saúde Global) sobre intervenções on-line de sucesso em aplicativos. A iniciativa foi realizada durante 49 dias nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 e funcionou mediante o envio de quatro mensagens inbox sobre prevenção combinada, tratamento do HIV, Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e combate à violência e discriminação para os mais de 1 milhão de usuários do aplicativo Hornet no Brasil. No período em que esteve ativo, houve mais de mil mensagens trocadas entre os usuários do aplicativo e os 18 voluntários do projeto, georreferenciados em 15 cidades brasileiras – 12 deles, jovens vivendo com o HIV, que participaram do Curso de Jovens Lideranças realizado pelo DIAHV em parceria com agências das Nações Unidas.

“O mundo todo ainda está descobrindo como fazer saúde pública na internet, mas o sucesso das experiências no DIAHV mostra que estamos no caminho certo”, disse Josi Paz. A primeira experiência de mobilização em saúde do Departamento com aplicativos de encontro aconteceu em 2015, com a campanha Partiu Teste. O Departamento também desenvolve aplicativos, como o Viva Bem, focado na adesão ao tratamento do HIV, além oferecer acesso por meio de aplicativos aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e aos endereços das unidades de saúde que dispensam PEP. Está em discussão no Departamento a criação de um grupo de trabalho para a continuidade dessa linha de ação.

FILME – “Milk, a voz da igualdade”, de 2008, narra a história baseada em fatos reais do nova-iorquino que se estabeleceu em San Francisco com seu namorado. Os dois abriram uma loja de revelação fotográfica e, a partir da violência que observava na cidade, Harvey Milk enfrenta o preconceito e se alia a movimentos sociais em busca de direitos iguais e contra a discriminação sexual. Eleito para o Quadro de Supervisores de San Francisco, em 1977, torna-se o primeiro gay a alcançar cargo público nos Estados Unidos. No filme, Milk é interpretado por Sean Penn, que ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua atuação no filme, em 2009.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Tags:

Share:

Twitter Facebook