Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais

Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais

Portal sobre aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

EVENTO

Panorama da Sífilis é apresentado na Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida

Diretora do DIAHV expôs a situação atual da penicilina benzatina e cristalina no país

Conteúdo extra: Galeria de fotos

A diretora do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, Adele Benzaken, participou na quarta-feira (12), da reunião da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida (CIASCV). A comissão, formalizada pelo Conselho Nacional de Saúde, visa ampliar a participação da sociedade e das instituições que atuam no campo da saúde pública.

A Diretora expôs a recente aprovação presidencial que instituiu o “Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita”, com aprovação do Senado, em março. A data será comemorada sempre no terceiro sábado do mês de outubro, em todo o Brasil. O dia já era celebrado no terceiro sábado do mês de outubro, e contava com mobilização da União, estados, municípios, movimentos sociais e associações e conselhos de classe para o enfretamento da sífilis.

Adele Benzaken destacou que em outubro de 2016, quando os dados epidemiológicos mostraram que havia um aumento do número de casos, principalmente da sífilis na gestação e congênita no Brasil, o Ministério da Saúde elaborou a “Agenda de Ações Estratégicas para Redução da Sífilis Congênita no Brasil”, com prazo de ação até outubro de 2017, em conjunto com as áreas da Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, além da parceria do Conass, Conasems, associações, sociedades e conselhos de saúde. “Porque quando há a detecção durante o pré-natal, a infecção pode ser tratada e o bebê nasce com saúde”, salientou Adele.

A Diretora explicou também a questão do desabastecimento mundial de penicilina, devido à falta de matéria-prima para a sua produção, desde 2014. Em 2016, o Governo Brasileiro adquiriu, em caráter emergencial, 2,7 milhões de frascos de penicilina benzatina, com prioridade na prescrição para gestantes e seus parceiros. A distribuição desses medicamentos começou em março do ano passado e foi concluído em janeiro de 2017.  Neste ano, o Ministério da Saúde já realizou outra compra em caráter de urgência de 230 mil frascos-ampolas de penicilina cristalina, para tratamento de sífilis congênita precoce e tardia e da neurossífilis em crianças. A compra visa suprir emergencialmente os estados, o Distrito Federal e os municípios, que são os responsáveis pela aquisição e distribuição desse medicamento. “Esta quantidade assegura o abastecimento da rede pública de saúde por um período de 12 meses em todos o país”, expôs Adele.

A Diretora destacou também que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a realização de testes rápidos pela equipe de profissionais de nível médio. A medida está valendo desde outubro de 2016, reafirmando assim o compromisso na luta pela prevenção e controle das infecções sexualmente transmissíveis. A partir deste ato, aprovado por unanimidade pelos conselheiros, os testes rápidos passaram ser executados também por técnicos e auxiliares de enfermagem.

Além disso, outra medida do Cofen veio somar o combate à sífilis. O parecer que impedia a aplicação do medicamento penicilina benzatina nas Unidades Básicas de Saúde foi revogado pelo Conselho Federal de Enfermagem, em 2015, reforçando assim a importância da administração da penicilina benzatina por profissionais de enfermagem na atenção básica e na prevenção e tratamento da sífilis em gestantes, explicou a Diretora.

Adele salientou também que houve ampliação dos comitês de investigação de transmissão vertical de HIV/Sífilis em estados e municípios, entre 2016 e 2017. E destacou também que o Ministério da Saúde disponibiliza indicadores e dados básicos de sífilis em gestantes e sífilis congênita dos 5.570 municípios.

Confira neste link: http://indicadoressifilis.aids.gov.br/

Durante a reunião, Adele explicou que o serviço de notificação de sífilis adquirida teve início em 2010, conforme portaria nº 2472 publicada no dia 31 de agosto.

MAIS INFORMAÇÕES:

Confira também a campanha publicitária de 2016 que alerta sobre a importância de iniciar o pré-natal precocemente:

https://www.youtube.com/watch?v=HdFTeK6etnc&list=PLNRDscZh5UMFH9alRmmqw94U6SyssqMcc&index=25

E um minidocumentário – Gestação Segura, Criança Saudável:

https://www.youtube.com/watch?v=ZBKOK8MV5Vk&list=PLNRDscZh5UMFH9alRmmqw94U6SyssqMcc&index=26

A versão atualizada do PCDT está disponível em: www.aids.gov.br/pcdt e também na Nota Informativa Conjunta nº 68/2016DDAHV/SVS/MS e DAPES/SAS/MS: http://www.aids.gov.br/legislacao/2016/59088

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Tags:

Share:

Twitter Facebook