Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Portal sobre aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

DIVERSIDADE

Ministério da Saúde promove ação de prevenção durante a Parada do Orgulho LGBT

Durante o evento, que acontece em São Paulo, serão distribuídos preservativos e material informativo

Conteúdo extra: Galeria de fotos

O Ministério da Saúde marca presença na Parada do Orgulho LGBT, que acontece em São Paulo neste domingo (18). Serão realizadas durante o evento ações para promoção do uso do preservativo e interações para estimular ainda mais a consciência sobre outras medidas preventivas contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Durante a Parada, o Ministério da Saúde irá desenvolver ações simultâneas ao longo da Avenida Paulista, incluindo distribuição de preservativos e interação com o público do evento, realizando a ação ‘Conexão Segura’ que oferecerá wi-fi para os participantes da Parada e impressão de fotos daqueles que postarem imagens com a #TemCamisinhaNaFesta. Além da presença de vários homens-camisinha – figura mais que tradicional nas ações do Ministério da Saúde - que irão participar da festa, inclusive subindo em um dos trio-elétricos do evento, que leva a assinatura do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e da organização não governamental  Aids Health Foundation (AHF), responsável por esse trio elétrico.

Além disso, o Ministério da Saúde irá divulgar diversas peças publicitárias durante a Parada e também nas mídias sociais para informar, envolver e conscientizar os participantes. Também se realizarão realizar ações em rádios com links ao vivo, depoimentos e distribuição de folder informativos e preservativos.

A equipe do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde também estará participando do evento, marcando presença no Camarote da Agência Aids de Notícias e na Feira da Saúde. Esta última é uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo que acontece no sábado, véspera da Parada, e conta com a distribuição de material informativo, preservativos, realização de testes rápidos e orientações ao público que irá participar do Parada do Orgulho LGBT.

Ao todo, serão aproximadamente 80 pessoas trabalhando e se dedicando a levar a mensagem da campanha para o maior número de participantes possível.

Saiba mais sobre cada uma das ações:

DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS - Serão 25 promotores, entre homens e mulheres, que ficarão responsáveis por entregar preservativos durante a Parada do Orgulho LGBT, tirar dúvidas e convidar as pessoas para a outra ação: a Conexão Segura.  

CONEXÃO SEGURA - É uma ação de mobilização com o público da Parada que irá oferecer rede wi-fi gratuita, durante 20 minutos, para que o público poste uma foto com a hashtag #TemCamisinhaNaFesta. Quem postar a foto poderá se dirigir a uma das três barracas do Ministério da Saúde para imprimir a foto e levar de brinde junto com uma camisinha. Cada barraca contará com torres onde as próprias pessoas irão interagir na busca de suas fotos.

HOMEM CAMISINHA – Serão seis homens-camisinha - personagem vestido com fantasia que imita a embalagem dos preservativos distribuídos pelo Ministério da Saúde - caminhando e interagindo com o público da Parada. Eles irão "causar", provocando encontros, formando casais, dançando, entrevistando as pessoas para saber se estão se protegendo, tirando dúvidas e também convidando o público para fotografar e receber o presente especial (foto impressa) em das barracas da Conexão Segura. Os homens-camisinha também irão subir em um dos trios elétricos da Parada Gay.

RÁDIO AO VIVO - Atores em pernas de pau, com figurino no formato de grandes preservativos, irão chamar a atenção para a importância da prevenção; também haverá promotores distribuindo material informativo e preservativos e realizando chamadas em carro de som para a ação, fruto da parceria do Ministério da Saúde com as rádios Metropolitana e Mix.

Além da participação na Parada de São de Paulo, o Ministério da Saúde, com o apoio dos municípios, está realizando campanhas e ações de prevenção durante as festas juninas de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Festa do Peão Boiadeiro em Barretos (SP), Festa do Boi em Parintins (AM), Parada de Florianópolis e Rock in Rio.

 

Mais informações
Alexandre Magno
(61) 99964-1629


Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Tags:

Share:

Twitter Facebook