Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Portal sobre aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

TRATAMENTO DO HIV

Etravirina 200mg é incorporada ao SUS

Nova apresentação oferece maior comodidade posológica

Conteúdo extra: Galeria de fotos

O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) a apresentação de 200mg do medicamento antirretroviral etravirina, para tratamento da infecção pelo HIV. A portaria de incorporação foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (14).

Desde de outubro de 2010, encontra-se disponível no SUS a etravirina 100mg, para pessoas com resistência aos outros antirretrovirais, com uma ingestão diária de dois comprimidos.

Com essa nova inclusão, aumenta o leque de medicamentos para tratamento do HIV/aids na rede pública de saúde.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) deliberou sobre esse tema em reunião realizada no dia 2 de fevereiro, aprovando por unanimidade a decisão.

Segundo a Conitec, a etravirina 200mg reduzirá o número de comprimidos ingeridos diariamente, em combinação com outros antirretrovirais que compõem o regime terapêutico do paciente.

De acordo com o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, a etravirina está indicada como medicamento de terceira linha e no resgate terapêutico para aqueles pacientes que apresentam resistência a alguns antirretrovirais, mas sensibilidade à etravirina, mostrada pela genotipagem.

A nova apresentação do medicamento oferece melhor comodidade posológica. O paciente que já é tratado com 2 comprimidos de 100mg a cada 12 horas poderá agora tomar apenas 1 comprimido a cada 12 horas.

A previsão é de que a partir de abril a etravirina 200mg esteja disponível da rede do SUS. Atualmente, 2.088 pacientes fazem uso desse medicamento na versão de 100mg, a qual continuará a ser distribuída pelo SUS para uso infantil.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Tags:

Share:

Twitter Facebook