Ministério da Saúde

Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Portal sobre aids, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais


A- A+

Línguas

O desafio da adesão ao tratamento para aids em adolescentes em São Paulo

Conteúdo extra: Galeria de fotos

Adolescentes com aids têm dificuldade na adesão ao tratamento. Muitos jovens não querem tomar os medicamentos para não lembrar que têm o vírus ou porque não querem passar pelas alterações no corpo em consequência do tratamento.

Para entender melhor esse contexto, o Centro de Referência e Tratamento de São Paulo, em parceria com a Unifesp, o Hospital Emílio Ribas e 15 serviços de atendimento da prefeitura, vai iniciar um estudo com 450 adolescentes da cidade, por meio da cooperação Brasil - França. Todos os participantes serão jovens de 13 a 19 anos, que adquiriram o vírus por meio da transmissão vertical, de mãe para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O estudo será realizado em duas fases. Os jovens serão avaliados no início da pesquisa e um ano depois. “A adesão ao tratamento é o grande desafio da clínica da aids pediátrica”, afirma a psicóloga Eliana Galano, uma das coordenadoras do estudo. Os franceses contaram com a ajuda de especialistas canadenses na construção do planejamento do estudo.

Tags: , , , , , , , ,