Portal sobre aids, doenças sexualmente transmissÃveis e hepatites virais
O lançamento da campanha de prevenção no carnaval animou o clima na quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Dirceu Greco, e de representantes da luta contra a doença, como José Rayan, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids; Mauro Lima, do Movimento de Jovens Gays; e da presidente da Sociedade Viva Cazuza, Lucinha Araújo.
O conceito da campanha é: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua” e tem como principal foco prioritário jovens gays, de 15 a 24 anos (conheça o material da campanha). Ela será veiculada em dois momentos: antes e durante o carnaval, com alertas para o uso responsável do preservativo, e, no período pós-festa, a partir do final de fevereiro, com a promoção do diagnóstico e a conscientização da necessidade da realização do teste.
“A grande novidade do carnaval deste ano é um pôster dirigido às travestis. É a primeira vez que o Ministério da Saúde apresenta um material específico para esse público em uma campanha de massa”, ressalta Dirceu Greco (assista ao making of da produção da peça). Outros dois pôsteres direcionam-se aos jovens gays e à população heterossexual.
Logo após, o ministro Alexandre Padilha destacou a importância da campanha. “No carnaval e no Dia Mundial de Luta contra a aids chamamos a atenção da sociedade para os riscos do HIV, mas lutamos por isso durante todo o ano. Precisamos de um grande trabalho para reforçar a sensibilização dos jovens sobre o sexo seguro. Vamos chamar a atenção para a saúde em situações e momentos específicos nessa grande festa que é o carnaval brasileiro”, disse.
PREMIAÇÃO - A cerimônia começou com a premiação dos vídeos ganhadores do 1º Prêmio Cazuza de Vídeo. Promovido pela Sociedade Viva Cazuza em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (UNAIDS), o concurso teve como objetivo fazer com que a prevenção do HIV/aids fosse pensada e discutida por jovens de 15 a 24 anos, buscando uma linguagem que atingisse de maneira eficiente esse público. Mais de 50 vídeos, com no máximo 27 segundos, foram enviados por jovens de todo país.
A estudante de medicina Bárbara Quinet, de Belo Horizonte (MG), ganhou o primeiro lugar, com o vídeo “Camisinha Balão”. Ela recebeu um notebook como prêmio das mãos de Dirceu Greco. Assista ao vídeo, que está sendo divulgado no site da Viva Cazuza, com os outros quatro primeiros colocados.
Fonte: Blog da Saúde.
Tags: camisinha, campanha, carnaval, Galeria de imagens 2012, gays, jovens, preservativo, prevenção, Travestis