Script interno
TesteiraTesteiraTesteiraTesteiraTesteira
Imagem bandeira do Brasil (testeira)Imagem Saúde / Ministério da Saúde (testeira) 
  
EnglishEspañolРусскийFrançais
ComunidadeCadastroMapaDúvidas_FreqüentesEndereçosFale
 Página inicial
 Página principal
 Voltar para: Página principal > DST e aids na mídia > Notícias > Notícias do Programa Nacional

Notícias
   Últimas notícias   DST e aids nos jornais   Notícias do Programa Nacional 
 Notícias do Programa Nacional
  Fundação Reuters exibe campanhas brasileiras em Londres
  27/11/06
  

As campanhas de aids do Brasil serão apresentadas na próxima quarta-feira (29/11), na sede da Fundação Reuters, em Londres, na Inglaterra. O material será exibido durante o painel “Mantendo o foco no HIV/Aids”, que debaterá o papel da mídia no enfrentamento da epidemia. Participarão do evento o ativista de direitos humanos Peter Tatchell; o jornalista do Financial Times Andrew Jack; o apresentador e conselheiro editorial da rede de televisão árabe Al Jazeera Internacional, Shereen El Feki; o editor de política da Reuters, para a Europa, o Oriente Médio e a África, Sean Maguire; e o editor do jornal Sunday Monitor, de Uganda, Bernard Tabaire.

As campanhas do governo federal sobre DST e aids começaram ainda no início da epidemia no Brasil, nos anos 80, basicamente de caráter informativo. A partir do início da década de 90, o foco passou a ser a prevenção, tendo como base a promoção do uso do preservativo. Desde meados dos anos 90, o Ministério da Saúde também promoveu campanhas baseadas na defesa dos direitos humanos.

Na última semana, foi lançada a campanha para o 1º de dezembro deste ano. No Brasil, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids de 2006 terá como tema o protagonismo das pessoas que vivem com HIV e aids, com base no conceito de prevenção posithiva. Com o slogan “A vida é mais forte que a aids”, a campanha busca combater, por meio da informação, o preconceito, o estigma e a discriminação que envolve a doença.

A advogada Beatriz Pacheco, 60 anos, e o ator e ativista Cazu Barroz, 34 anos, são os protagonistas da campanha. Em filmes de 30 segundos, eles falam do rigor do tratamento, mas também sobre sexo, relações afetivas, trabalho, estudo e outras possibilidades de melhorar a qualidade de vida. Beatriz é soropositva há nove anos. Cazu, há 17. Para assistir aos vídeos e ver outros materiais desta e de outras campanhas, acesse www.aids.gov.br/mediacenter

Epidemia global - De acordo com os últimos dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (UNAIDS), divulgados em 21/11, a aids atinge atualmente 39,5 milhões de pessoas em todo o mundo. Desse total, 63% vivem na África Subsaariana. Em 2005, o número de pessoas que morreram em decorrência da aids chegou a 2,9 milhões.

No Brasil, estima-se que 600 mil pessoas vivam hoje com HIV – número que permanece estável desde 2000. O país oferece o acesso universal aos medicamentos anti-retrovirais, usados no tratamento da doença. Atualmente, 175 mil pessoas estão recebem os medicamentos pelo Sistema Único de Saúde. Em toda a América Latina, de um total de 1,7 milhão de pessoas com HIV, pouco mais de 300 mil recebem tratamento – incluindo os pacientes brasileiros.

Programa Nacional de DST e Aids
Assessoria de Imprensa
Telefones: (61) 3448-8100 / 8088
E-mail:
imprensa@aids.gov.br
Página na internet: www.aids.gov.br

VoltarTopo
 Busca de notícias

Palavra-chave:
 Dicas de busca
 Busca por expressões
escreva expressões entre aspas ("") ou separados por "|".
 Busca por palavras com caracteres especiais
Não digitar caracteres especiais para buscar palavras que o contenham.