Script interno
TesteiraTesteiraTesteiraTesteiraTesteira
Imagem bandeira do Brasil (testeira)Imagem Saúde / Ministério da Saúde (testeira) 
  
EnglishEspañolРусскийFrançais
ComunidadeCadastroMapaDúvidas_FreqüentesEndereçosFale
 Página inicial
 Página principal
 Voltar para: Página principal > DST e aids na mídia > Notícias > Notícias do Programa Nacional

Notícias
   Últimas notícias   DST e aids nos jornais   Notícias do Programa Nacional 
 Notícias do Programa Nacional
  Medicamentos
  07/10/08
  

Ministério da Saúde inclui o raltegravir no coquetel antiaids

O Ministério da Saúde incluirá o medicamento raltegravir na lista de anti-retrovirais fornecidos pelo Sistema Único de Saúde para o tratamento da aids. A decisão da Comissão de Incorporação de Tecnologias (Citec) já foi ratificada pelo ministro José Gomes Temporão. Em meados de setembro, o Comitê Assessor de Terapia Anti-retroviral de Adultos, ligado ao Programa Nacional de DST e Aids, já havia avaliado e recomendado a inclusão do medicamento. A partir de agora, iniciam-se as negociações com o laboratório Merck Sharp & Dohme para a aquisição dos comprimidos importados. A expectativa é que o raltegravir esteja disponível para os pacientes que vivem com aids no início de 2009.

O raltegravir faz parte de uma nova classe de agentes anti-retrovirais, chamada de inibidores de integrase. Ele impede a inserção do DNA viral do HIV no DNA humano. Trata-se de um novo mecanismo, que reduz a capacidade do vírus da aids de se replicar e infectar novas células. “Essa é uma alternativa para melhorar a qualidade de vida de quem já não responde ao tratamento disponível”, afirma o diretor-adjunto do Programa Nacional de DST e Aids, Eduardo Barbosa.

Os beneficiados serão os que já desenvolveram multi-resistência a outros remédios e, por isso, estão em falência imunológica. Até o fim de 2009, mil pacientes devem ter o medicamento incluído no tratamento. A prescrição será feita a cada pessoa por seu próprio médico.


Terapia anti-retroviral – Desde 1996, com a publicação da Lei 9.313, o tratamento da aids é assegurado gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS), a qualquer cidadão com aids. Atualmente, 185 mil pessoas recebem o tratamento. O Brasil fornece 17 drogas – dez importadas, de nove companhias farmacêuticas; e sete nacionais, produzidas por uma indústria privada e seis laboratórios públicos. O raltegravir será a décima oitava.

Entre 1997 e 2007, foram investidos mais de R$ 6 bilhões na aquisição de anti-retrovirais. Para 2008, a previsão é de pouco mais de R$ 1 bilhão.

O coquetel antiaids, como é popularmente conhecida a terapia, é responsável pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes de aids. Considerando a média de internações por paciente/ano em 1996 (1,65 internação/ano), seria esperado um total de aproximadamente 1,6 milhão de internações relacionadas ao HIV e à aids no SUS, entre 1997 e 2007, se não houvesse tratamento. Porém, nesse período, foram registradas 293.074 internações – redução de 82% em relação às expectativas anteriores. Com acesso à TARV, estima-se que mais de 1,3 milhão de internações foram evitadas.


Medicamentos anti-retrovirais distribuídos no SUS

Nacionais - Zidovudina (AZT), Lamivudina (3TC), AZT+3TC, Estavudina, Indinavir, Nevirapina e Saquinavir.

Importados - Abacavir, Atazanavir, Darunavir, Didanosina, Efavirenz (em produção nacional a partir de 2009), Enfuvirtida, Fosamprenavir, Lopinavir/Ritonavir, Ritonavir e Tenofovir.


Mais informações
Programa Nacional de DST e Aids
Ministério da Saúde
Assessoria de Imprensa
Telefones: (61) 3448-8100/8106/8088/8090
E-mail: imprensa@aids.gov.br

VoltarTopo
 Busca de notícias

Palavra-chave:
 Dicas de busca
 Busca por expressões
escreva expressões entre aspas ("") ou separados por "|".
 Busca por palavras com caracteres especiais
Não digitar caracteres especiais para buscar palavras que o contenham.