Script interno
TesteiraTesteiraTesteiraTesteiraTesteira
Imagem bandeira do Brasil (testeira)Imagem Saúde / Ministério da Saúde (testeira) 
  
EnglishEspañolРусскийFrançais
ComunidadeCadastroMapaDúvidas_FreqüentesEndereçosFale
 Página inicial
 Página principal
 Voltar para: Página principal > Sobre o Programa Nacional > Estrutura do Programa Nacional > Assessorias e Unidades do Programa Nacional de DST e Aids

Estrutura do Programa Nacional
   Organograma   Assessorias e Unidades do Programa Nacional de DST e Aids   Comitês-assessores 
 Assessorias e Unidades do Programa Nacional de DST e Aids
  Unidade de Informação e Vigilância (UIV)

Endereço eletrônico: uiv@aids.gov.br
Telefones: (61) 3448-8037/8038

A Unidade de Informação e Vigilância do Programa Nacional de DST e Aids está dividida em duas áreas distintas mas diretamente relacionadas, a Área de Vigilância Epidemiológica e a Área de Informação e Análise Epidemiológica.

A Área de Informação e Análise tem por objetivo sistematizar as informações de interesse epidemiológico de DST e aids. Produz e divulga informações relevantes para o controle da epidemia, como o Boletim Epidemiológico, e disponibiliza os bancos de dados dos vários sistemas de informação sob responsabilidade do Programa Nacional (SINAN, SISCEL e SICLOM) e outros de interesse (SIM e SIH) para tabulações e análises específicas. É também responsável por gerenciar a página do Programa Nacional na internet, divulgando informações atualizadas a respeito da epidemia de HIV/aids e outras DST a diversos públicos, como profissionais e gestores de saúde, representantes da sociedade civil e estudantes de saúde.

A Área de Vigilância Epidemiológica é responsável pela normalização e coordenação das atividades de vigilância epidemiológica e dos eventos clínicos e reações adversas à terapia anti-retrovirais, assim como do monitoramento da sobrevida de pessoas vivendo com HIV/aids e dos fatores relacionados ao óbito por aids. Divulga informações geradas por bases de dados sobre aids e doenças sexualmente transmissíveis, bem como pelas linhas de pesquisa epidemiológica e participação nos estudos de incidência, prevalência e tendências da aids, sífilis congênita e sífilis em gestantes. Assessora e dá suporte técnico às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde no processo da vigilância epidemiológica, no que diz respeito aos critérios de definição,  notificação e investigação dos casos de aids, sífilis congênita e no acompanhamento de gestantes.

 Topo
 Veja também
  Organograma do Programa Nacional de DST e Aids

 HTML