Script interno
TesteiraTesteiraTesteiraTesteiraTesteira
Imagem bandeira do Brasil (testeira)Imagem Saúde / Ministério da Saúde (testeira) 
  
EnglishEspañolРусскийFrançais
ComunidadeCadastroMapaDúvidas_FreqüentesEndereçosFale
 
 Página inicial
 Página principal

 Voltar para: Página principal > Área técnica > Monitoramento e Avaliação > Estratégias
Monitoramento e Avaliação
   Sobre Monitoramento e avaliação   Plano Nacional   Sítios de excelência   Estratégias   Monitoraids   Capacitação em M&A   Redes de Avaliadores   Estudos Especiais   Publicações   Links
 Estratégias
As principais estratégias de implementação do Plano Nacional de Monitoramento e Avaliação são:
I. Melhoria dos Sistemas de Monitoramento
II. Capacitação em M&A
III. Descentralização das atividades de M&A
IV. Rede de Avaliadores
V. Estudos especiais
 I. Melhoria dos Sistemas de Monitoramento
Um dos desafios do M&A é implementar sistemas de monitoramento com a finalidade de fornecer dados oportunos e de boa qualidade sobre o PN-DST/AIDS. Esses dados orientam o direcionamento/redirecionamento das atividades do Programa, bem como indicam necessidades de estudos avaliativos. Foram desenvolvidos dois sistemas de principais:

Monitoraids - Sistema de Monitoramento de Indicadores do Programa Nacional de DST e Aids: Sistema composto por um conjunto de indicadores que acompanham os principais aspectos relacionados ao HIV/AIDS e outras DST. São apresentados os indicadores disponíveis para o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Dependendo dos indicadores, eles podem ser desagregados segundo várias outras categorias, tais como: idade, sexo, e alguma variável que caracterize o nível socioeconômico, possibilitando a análise das desigualdades socioeconômicas.

Sistema de Monitoramento da Política de Incentivo no âmbito do Programa Nacional de DST e Aids: Esse sistema permite o acompanhamento das metas de produtos estabelecidas no Plano de Ações e Metas (PAM) dos Municípios e Estados qualificados para a Política de Incentivo, bem como a evolução de um conjunto de indicadores relacionados às diretrizes do PN-DST/AIDS nesses locais. Permite também o acompanhamento do desempenho financeiro, das parcerias com as OSC e do cumprimento das pactuações estabelecidas em CIB para aquisição de medicamentos para DST e IO e de preservativos masculinos.

Topo
 II. Capacitação em M&A
Para consolidar um sistema de M&A, faz-se necessário fomentar a capacitação de recursos humanos nessa área nos diversos níveis de governo. Essa capacitação contempla as informações e ferramentas necessárias para o acompanhamento e a melhoria dos programas de DST/aids. Linhas de Capacitação

Topo
 III. Descentralização das atividades de M&A
Com a finalidade de descentralizar e institucionalizar as ações de M&A do PN-DST/AIDS nos diversos níveis de gestão, optou-se por duas estratégias:

Implantação dos pontos focais nas Unidades Técnicas do PN-DST/AIDS: Técnicos das diversas unidades do PN-DST/AIDS foram capacitados em M&A e são responsáveis pela condução das atividades de M&A em suas áreas. Esses técnicos compõe a Rede de Interna de Avaliadores do PN e fazem parte da Rede de Prática e Compromisso em M&A.

Implantação dos sítios de excelência em avaliação: Os sítios de excelência em avaliação foram estrategicamente localizados nas cinco regiões do país, com função de ser pólo demonstrativo e multiplicador das ações em M&A em sua região.

Topo
 IV. Rede de Avaliadores
Os técnicos capacitados em M&A fazem parte de uma rede de avaliadores em HIV/AIDS, que têm como função principal a operacionalização das ações de M&A em programas de controle do HIV/aids e outras DST. A construção dessa rede facilita as atividades de trocas de experiência e educação continuada. Essa rede está em construção e sua secretaria se localizará fisicamente na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).

Topo
 V. Estudos especiais
O Plano Nacional de M&A prevê a realização de estudos avaliativos para responder a questões prioritárias observadas durante o processo de monitoramento, ou então, de interesse técnico ou político do PN-DST/AIDS.
Principais estudos.


 Topo